Conheça alguns distúrbios bastante estranhos do sono

Alucinações, pesadelos realistas ou mesmo uma paralisia durante o sono já te deixou em pânico? Saiba mais sobre esses transtornos que impedem uma noite bem dormida.
Imagem de palhaço cliques diversos

Infelizmente, nem todo mundo consegue ter uma boa noite de sono. Além da insônia, que acomete uma boa parte da população do mundo inteiro, outros problemas como o sonambulismo também incomodam muita gente.
Esses distúrbios são responsáveis também por prejudicar a saúde, pois, em longo prazo, a falta de sono pode causar irritabilidade, falta de concentração, hipertensão e até obesidade. No entanto, esses dois transtornos são os mais comuns. Por trás das noites intermináveis de um sono agitado, existem muitos outros distúrbios mais complexos e estranhos. Quer saber quais são eles? Confira abaixo.
Desordem do pesadelo
Imagem de pesadelo cliques diversos

O nosso sono varia em fases e ciclos, sendo que o profundo (NREM — Movimento Não Rápido dos Olhos) contém quatro estágios, que ocupam cerca de 75% da noite de sono. Os outros 25% ficam por conta da fase REM (Movimento Rápido dos Olhos), aquela em que os sonhos acontecem, sendo que a atividade cerebral é intensa e semelhante ao estado de vigília. Essas duas fases acontecem em ciclos, sendo que, em uma noite de sono de uma pessoa jovem, eles acontecem por cerca de cinco a seis vezes.

Entretanto, o que deveria ser relaxante pode ser muito estressante para muitas pessoas, que sofrem com distúrbios durante essas fases. Um deles é o transtorno do pesadelo, que vai muito além de um incômodo ocasional. Muitas pessoas são acometidas por essa desordem todas as noites com pesadelos terríveis e recorrentes.
Terror noturno
Terror noturno cliques diversos

Terror noturnoO terror noturno não só causa incômodo para quem tem, mas principalmente para quem acompanha a pessoa. Gritos e espasmos durante a noite fazem parte do transtorno, assim como um quadro de sonambulismo combinado com esses sintomas.

Ao contrário dos pesadelos, que surgem durante o sono REM, os terrores noturnos ocorrem durante o sono NREM, geralmente no início da noite. Eles são mais comuns em crianças que podem vagar pelo quarto ou casa em estado de pânico.

Após 10 ou 15 minutos, a pessoa geralmente volta para a cama, de acordo com o National Institutes of Health, e a maioria não se lembra de nada sobre o episódio na manhã seguinte. A causa do terror noturno é um mistério, mas febre, sono irregular e stress podem desencadear o quadro. Geralmente, quando atinge as crianças, o transtorno tende a sumir com o passar dos anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agregadores de Link

Agregadores de Link

GeraLinks - Agregador de links Aglomerando